segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Guerras: A Batalha de Stalingrado

Estou aqui pra compartilhar com vocês algo que considero muito interessante. Iniciarei uma série pra falar sobre grandes guerras e batalhas ocorridas no decorrer da história.

Iniciarei falando da minha batalha favorita, não somente minha, mas para a maioria das pessoas que conhecem algo sobre a 2ª Guerra Mundial. A Batalha de Stalingrado.


Na segunda grande guerra, teve como um dos momentos mais marcantes, justamente esse confronto, que calou o líder nazista, que acreditava no domínio fácil da cidade.

 Praticamente, a batalha mais sangrenta da história, somando 1,5 milhão de mortos (soldados e civis), durando quase um ano. E também... mulheres participando da guerra.

O motivo pelo qual a maioria vê essa batalha como um momento de extrema importância, é pelo simples fato de que foi a partir dela, que os ''vilões'' da época (nazistas) começaram a decair, interrompendo a dominação crescente deles na Europa.

Os nazistas chegaram a dominar nove décimos do território, mas não conseguiram manter o ritmo por muito tempo pois o povo russo não desistia por nada, logo o exército soviético iniciou  a retomada.

Os alemães estavam extremamente vulneráveis e fracos, doentes, com fome e muito frio (um dos maiores erros cometidos ao enfrentar os russos numa guerra, invadir antes do inverno), então os soviéticos tinham certa vantagem, com a ajudinha do inverno, logicamente.


Hitler, na tentativa de convencer o General Friedrich Paulus a não se entregar, o promoveu a marechal-de-campo. Tentou usar a força da tradição alemã, (nenhum marechal-de-campo alemão chegou a se render numa batalha), mas... acabou se entregando mesmo assim.

Pra quem tiver paciência ou interesse no assunto, aqui está um vídeo pra mostrar melhor como foi a batalha.
 



Eidi Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário