sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Estado Laico: Você sabe o que é?

Falarei sobre algo que é bom para algumas pessoas, mas péssimo para outras. Estado laico.

Primeiramente, falarei o que é estado laico, depois começarei a fazer algumas críticas sobre o assunto em outros posts

Estado laico é simplesmente a separação da igreja do estado. O estado fica sem uma religião específica, sendo assim, não favorece nenhuma crença, fazendo a religião ser uma escolha somente do indivíduo. Basta procurarmos algo sobre a Idade Média para vermos como é um estado teocrático (favorecendo uma religião), ou até mesmo o Irã, onde o islamismo é uma religião forçada pelo estado.


Muitos religiosos acham isso algo absurdo, já outros (mais compreensíveis) entendem que um estado laico, é uma evolução importante, dando mais liberdade para todos. Apesar da maior parte ser cristã, ainda temos outros grupos religiosos no brasil. Nosso país se orgulha por ter uma cultura diversificada, com isso temos vários grupos religiosos, independente da quantidade de seguidores ou simpatizantes.

A crença ou descrença são opções, mas no país em que vivemos, a situação praticamente nos força a acreditar em apenas no cristianismo. Apesar do brasil se dizer laico, vemos a influência da igreja católica e da bancada evangélica no governo. É notável como elas afetam o nosso país, visando somente seus interesses e prejudicando as pessoas descrentes e àqueles que seguem outras religiões não-cristãs, tirando a liberdade dessas pessoas, desrespeitando-as e atrasando o desenvolvimento científico.


O estado laico nada tem haver com um estado ateu, como muitos crentes desesperados dizem. O estado laico apenas deixa de favorecer uma religião, mantendo-se imparcial diante de cada uma. Isso não significa que não esteja respeitando-as. Ela dá total liberdade para a pessoas seguirem qualquer crença, sem nenhuma interferência do governo em sua opinião.

Estado laico não é anti-cristianismo, é liberdade e respeito pela constituição e pelas demais crenças e descrença.


Eidi Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário