quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Suicídio

Após ver uma notícias sobre suicídio e também alguns vídeos de pessoas opinando sobre esse assunto, decidi falar e também pensar sobre isso.

É óbvio que tem muitas pessoas que cometem suicídio por motivos fúteis, mas tem outras pessoas que passaram por situações pesadas e que acabaram perdendo o gosto pela vida.

Porém o suicídio não é a solução das coisas e nem o fim dos seus problemas. Você estará simplesmente acabando com seus problemas, mas estará acabando com suas chances de felicidades e de ter uma vida melhor, acabando com tudo.


Eu defendo o direito de cada um tira sua própria vida, mas isso sem dúvida é algo que se deve pensar muito. Defendo esse direitos em casos complicados como por exemplo, um indivíduo tetraplégico ou em qualquer situação onde a pessoa se encontra completamente incapaz de fazer as coisas.

Existe uma prática chamada eutanásia, onde se acelera a morte do indivíduo sem sofrimento e dor. Ainda falarei sobre isso em outro post sobre os motivos pelo qual eu defendo a prática.

Em situações de depressão, acho que um desperdício total. Creio que apesar de vivermos nesse país e nessa sociedade, cercado de hipocrisia, ignorância e preconceito, ninguém vá viver completamente injustiçado.

Sempre existirá pessoas nessa mesma situação ou que até já a superou. Existem vários bons motivos pra se viver e muitas coisas ainda podem acontecer; tirar a própria vida estaria sendo um desperdício. É você desistir de uma partida de poker por causa de uma carta virada, sendo que ainda tem várias outras a serem reveladas.

Uma pergunta pra você: Você cometeria suicídio?

Em situação de total inutilidade, sim. Apesar de que no brasil, a eutanásia seja vista como homicídio, dou aos meus pais e amigos o direito de praticá-la caso eu esteja tetraplégico, etc. Eu é que não tenho o direito de tirar os momentos das vidas deles comigo. Eu é que não tenho o direito de fazê-los sofrer.

Em caso de depressão, opressão, exclusão e preconceito, eu jamais me suicidaria. Como eu disse em outro post sobre A Morte e a Imortalidade; eu seria imortal! Acho que sou muito novo pra simplesmente desistir da vida, muitas coisas podem acontecer, talvez piorar mas também melhorar.

Tenho curiosidade em saber o que acontecerá comigo nos próximos dias. Tenho sonhos, novos planos, objetivos, fazendo coisas novas, aprendendo mais e mais, vencendo a maioria dos meus problemas e vários outros motivos pra mim estar vivo. Queria mais o quê?

É um equívoco uma pessoa depressiva dizer que não tem motivos pra se viver; existem várias coisas pra se fazer, mas talvez pelo fato dessa pessoa ter uma imaginação ou uma mente muito limitada com as coisa, acaba achando que sua vida era só aquilo que ela tinha ou que o mundo era só aquilo que vivia.


Se você não gosta do ambiente em que vive de jeito nenhum, fuja pra outro pais, faça aquilo que estiver ao seu alcance. O suicídio não é a única saída e nunca será! Você encontrará uma fonte de força pra lutar por aquilo que acredita, um motivo pra viver, a felicidade em você mesmo ou em uma pessoa que você ama.

O suicídio não é exatamente causado pela ausência de felicidade, mas também pelo medo de viver. A pessoa não procura uma saída para seus problemas (algumas vezes, fugir é a melhor escolha) ou não os enfrenta.

Eu sei que é fácil falar, mas saiba que somente vivo você poderá melhorar sua vida, não acabando com ela. Muitas coisas ainda podem acontecer, bata de frente com os problemas e viva uma vida com sonhos e objetivos, assim quem sabe você não acabe tendo gosto em viver.



Eidi Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário