terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O Medo

Falarei sobre aquilo que pra muitas pessoas, é o sentimento mais sincero de todos. O medo.


Sentimos medo em várias situações. Aquele medo fantasioso normalmente sentidos na infância (ou até hoje), aqueles traumas adquiridos quando você era criança,  fobias e em momentos de ameaça. Porém, temos aquele momento em específico, que por medo, tentamos fugir por nos sentirmos incapacitados.

Normalmente, as pessoas sentem esse tipo de medo por falta de auto-confiança pois acreditam que vão errar ou perder algo importante, impossibilitando-a de fazer quase tudo. O indivíduo tem toda uma vida pra lutar contra seus medos.

É uma das lutas mais importantes e decisivas da vida dessa pessoa, pois estará lutando contra um de seus maiores vilões (pode ter certeza). Muitos tem medo de fantasmas, mas o verdadeiro fantasma é o próprio medo que elas sentem.


Enquanto a pessoa vive dominada pelo medo, ela se torna apenas um pedaço de carne humana isolada em um canto, sem poder fazer nada de incrível no mundo, pois tudo que é incrível nesse mundo, é aquilo que foi feito com muita coragem.

 E uma coisa eu falo, a pessoa sairá vitoriosa, pois se enfrentar, vencerá. O medo evita que nós sejamos derrotados através de não tentativa, porém, o fato de não tentar já demonstra uma derrota desde o princípio.

Quanto menos medo se tem, mais portas se abrem, pois menos fantasmas te assustarão e mais coisas você poderá fazer sem se preocupar. Isso te tornará um ser humano a ser admirado ou zombado por vários outros, pois o que mais se tem nesse mundo, são pessoas medrosas que se acostumaram em temer e fugir.

Independente da vitória ou da derrota, o importante é a lição e a experiência adquirida e é isso que te faz crescer. Várias outras lições serão importante, mas a coragem é uma das principais.

Eu tenho medos que ainda estou combatendo, e é realmente prazeroso ver que estou vencendo. Para superar o medo, basta não temê-lo, pois assim já estará o combatendo. O medo na maioria das vezes, são frutos podres de nossa imaginação que nos deixam doentes.

Uma forma útil para combater esse medo está no lugar de onde ela vem. É usar a própria imaginação. Sempre penso que sou um samurai ou um paladino e os meus desafios são meu inimigos.

Mesmo perdendo, uso a derrota como fonte de força e a experiência, junto com o conhecimento é utilizada pra afiar minha espada, e assim parto pra mais uma.

Desse jeito, temos uma junção de força e sabedoria. Não somente utilizaremos pra derrotar nosso medo, mas servirá para as próximas batalhas que virão. Além disso, compartilhar e ensinar outras pessoas.


Apesar de enfrentarmos o medo, ele sempre estará presente pois de certo modo ele é necessário não somente pra evitar que cometamos certos absurdos (uma forma de defesa), mas também pra mostrar-nos várias fraquezas nossas (medo) e assim, nós enfrentamos elas. 

Quando você presenciar estes ''avisos'' do medo, saiba lidar com a situação e analisá-la, aí assim poderá agir, sem nunca desesperar-se, nunca deixá-lo tomar conta e incapacitá-lo. 

''Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez.'' 
William Shakespeare

Eidi Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário