quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Sonhando com revolução: Pão e Circo

A revolução é um sonho de muitos (ou não). Mas por que é apenas um sonho? Levando pro lado real da coisa, nos deparamos com uma situação que faz muitos caírem em desistência.

O nosso povo está imobilizado por algo chamado Pão e Circo.Uma das maiores complicações de qualquer revolução. Uma política criada justamente pra combatê-la. Mas o que isso significa?

Pão e Circo: Pão e Circo é uma sátira criada pelo humorista e poeta romano Juvenal. Na Roma antiga é imortalizada até hoje, principalmente pelos filmes de gladiadores. Sabemos que ela teve uma influência tremenda na Idade Antiga e até nos dias de hoje é notável a sua influência.

Uma das coisas mais épicas desse império, foram os eventos realizados. Eles tinham 182 dias do ano reservados para as apresentações, com comida de graça para todos. Ocorriam em arenas gigantescas e lotadas de plebeus (Coliseu). O imperador ficava em uma parte reservada para os Césares. Sua ''aproximação'' da plebe era importante para conseguir o carinho deles.


O espetáculo era um combate que envolviam gladiadores (maior parte eram escravos) e animais, incluindo corridas e vários outros divertimentos.

Tudo isso carregava objetivos tendenciosos do império. O aumento do desemprego na zona rural fez com que muitos migrassem para as cidades, trazendo problemas sociais. Em uma situação complicada dessas, as chances de ocorrer uma revolta preocupava o estado.


A principal intenção dessa política era iludir os plebeus e afastá-los do assuntos políticos e sociais de Roma, uma forma de distrair o povo e também para faze-los deixar de lado a insatisfação que sentiam. Com isso, eles não se revoltavam contra seus governantes.

Além dos pobres serem manipulados e iludidos, ficavam satisfeitos e tranquilos com as apresentações e esquecendo dos problemas que ocorriam. Enquanto o imperador ficava com sua imagem garantida e limpa entre eles.


Notamos que é um truque perfeito pra manipular e dominar um povo, satisfazendo-os com o que mais gostam. Fazendo-os esquecer do mais importante pra se priorizar as diversões. O governo se encontra com total poder sobre seu povo, pois as chances de revoluções ou reformas, são quase impossíveis nessas condições.


Atualmente: Quanto o hoje, olhe pro nosso país. Futebol, novelas, carnaval e BBB são exemplos de diversão que são prioridades pro povo brasileiro. Na Antiga Roma, tudo era concentrado no governo, hoje o poder é compartilhado com a televisão que também compõe o circo. Tudo isso é alimentado por ela, que toma posse de quase todo o cérebro do brasil.


Vemos acéfalos felizes pelo brasil ser penta, ter o sambinha, bundas, praia e tudo mais. É evidente que os brasileiros se contentam com coisas inúteis, acreditando idiotamente que o ''O povo brasileiro tem alegria'', que somos melhores que os outros países e que os gringos gostam das nossas mulheres.


O brasileiro é tão imbecil que até o povo romano da idade antiga precisou de pão pra ser manipulado, já o brasileiro sequer exige isso, precisa-se até de menos pra manipulá-los. São tão dominados por uma bunda que esquecem que a maioria vive de um salário mínimo vergonhoso. Só tem circo, o pão...


Eidi Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário