sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Consumismo: Destruindo valores

Hoje farei uma crítica ao consumismo doentio gerado pelo capitalismo que domina os dias atuais. O esquecimento dos verdadeiros valores do ser humano, trocados por mercadorias inúteis. O mundo capitalista, onde o consumidor mais alienado de todos, é mais valorizado e admirado por essa sociedade podre, do que um homem de caráter.


É algo que me deixa absurdamente revoltado. Creio que você já tenha visto pessoas que valorizam cegamente, tudo aquilo que é de marca ou que custa caro. Quem me conhece, me chama de ''mão de vaca'' e tudo mais. Eu não sou ''mão de vaca'', apenas não gasto dinheiro desnecessariamente com coisas desnecessárias que sequer vale o preço marcado.

Vejo tolos pagando quase 100 reais ou até mais por uma bermuda! Será que ele tem tanto dinheiro assim pra gastar com um pedaço de pano? O fato é que aquele preço não serve somente pra deixar a bermuda mais cara, mas também pra ser exibida pelo idiota que a compra.

Quantas vezes presenciei retardados que deixam de comprar algo mais barato e bom pra beber e comprarem coca-cola só por causa da marca?


Uma das piores consequências do capitalismo, é aquela que faz as pessoas trocarem seus verdadeiros valores por bens materiais. O respeito não vai pra pessoa que realmente a merece, vai para aquele que tiver roupas de marca e aparelhos eletrônicos de última geração.

A cada dia que passa, as pessoas querem comprar mais e mais, acreditando que todo aquele consumo desenfreado, é necessário pra se viver ou pra serem pessoas mais felizes. Ficam tão possuídos pelo consumo, que começam a gastar dinheiro sem ter nenhum centavo, e logo o indivíduo cai nas dívidas. Tudo pra ter o ''reconhecimento'' da sociedade.

Sabe por que isso acontece? Simples! Hoje, pra ser alguém respeitado e bem visto pela sociedade, é necessário gastar e exibir! Assim, o consumo vai virando algo diário e todo mundo esquece do que realmente deve ser valorizado.

E aquelas pessoas que não tem condições de consumir? As propagandas atualmente, são uma junção de estratégias e muitos milhões investidos, que tem o intuito de ''conquistar'' as pessoas, induzindo elas a comprar aquele produto. Estimulam a compra, porém, como? Uma criança pobre, cresce vendo todos da sua escola se divertindo com um brinquedo super foda, e só ele está sem pois não tem condições. Além disso, começará a sofrer exclusão de seus colegas de classe por ser pobre. Uma exclusão do próprio sistema em que vive.

Imagine agora, ele crescendo neste meio, e me diga como ele irá adquirir as coisas quando crescer? Buscará através do crime, ter aquilo que está fora de seu alcance. Com a desigualdade vem a violência.


Algumas vezes, a pessoa sequer precisa ser pobre pra começar a seguir um caminho errado em busca do desnecessário. Certos indivíduos, mesmo tendo o necessário ou até mais, começam a matar e roubar somente pra alcançar aquilo que queria e satisfazer seus luxos. Existem muitas pessoas ricas e gananciosas assim.

As empresas, não somente produzem produtos pra satisfazer o consumidor, mas também cria novas ''necessidades''. A mídia bombardeia os telespectadores com propagandas e os tolos alienados encontram nelas, um meio de se exibir e ter status, usando esses produtos pra tentar mostrar uma ''riqueza'' superficial. Outros começam a seguir o mesmo caminho, e assim continua. As coisas que você possui acabam possuindo você.

O consumo desenfreado, prejudica o meio ambiente. Vemos isso piorar todos os dias com pessoas comprando e desperdiçando, procurando sempre o mais novo e jogando o ''velho'', mesmo ainda tendo alguma utilidade.


A intenção de facilitar as coisas, transformou completamente as pessoas em criaturas preguiçosas. Creio que a tecnologia atual é avançada demais pro ser humano de hoje, pois somente poucos sabem usá-la de maneira útil, sem esquecer de que é um ser vivo.

As pessoas esqueceram os verdadeiros valores. Não sabem e nem conhecem um verdadeiro motivo pra estarem vivos, pois suas vidas tem como metas alcançar o luxo, achando que é o melhor da vida. Tem como sonho, ter um carrão e uma mansão infestada mulheres. Será que essa é a verdadeira felicidade?


O capitalismo transformou o ser humano em uma máquina, pois a verdadeira essência humana, junto com sua capacidade de pensar e sentir, foi trocada pelas marcas. Está fazendo o ser humano acreditar que gastar dinheiro e viver no luxo é curtir a vida. Pra mim a vida e o ser humano são muito mais do que isso.


''A propaganda fez com que as pessoas buscassem carros e roupas. Gerações trabalhando em empregos que odeiam, apenas pra comprar coisas que não precisam.'' 

Tyler Durden - Clube da Luta.

Acrescentando: Impressionar pessoas que não conhecem e invejar aquelas que odeiam.


Eidi Gustavo

Um comentário:

  1. vc esta correto mais a nossa sociedade esta perdida e sem valores muitos nos chamarao de loucos eu dou risada loucos sao eles trabalhao o ano inteiro para tirar ferias dai gastao 5 mil pra ir pro nordeste se individao e vivvem no stress eu viajo pra onde for sem gastar sou feliz e vivo minha vida alternativa.

    ResponderExcluir