Estávamos conversando sobre anarquismo (ainda farei um post sobre) e começamos a falar sobre socialismo. Tirei algumas dúvidas, afinal é um tema extremamente complexo; eu sei que sistemas econômicos são aplicáveis dependendo do país e que o socialismo não teve uma oportunidade. Vamos lembrar que o socialismo (ou comunismo) aplicado na ex-URSS foi tremendamente distorcido; o mesmo acontece em outros países.
No caso de Cuba, é um país pequeno. Quando um país aplica o sistema socialista, ele corta relações com o exterior, dependendo somente dos recursos encontrados ali. Pelo fato de Cuba ter pouco território, as chances de ter grande quantidade de matéria necessária pro desenvolvimento do país, serão poucas. Ainda sim, Cuba tem uma educação excelente.
Queria deixar claro, que não me declaro exatamente um marxista, ainda tenho minhas dúvidas, por isso continua com o anarquismo; acontece que eu não consigo defender de forma alguma o capitalismo, pra mim esse sistema é uma máquina nojenta, uma fachada total. Pra saber alguns motivos de eu achar isso, leia meu post sobre o consumismo desenfreado. Ainda pretendo escrever sobre mais pelo qual não apoio esse sistema.
Voltando à ideia, também quero dizer que esse plano pode ser bem utópico na visão de alguns pessimista, mas na minha opinião, nem é tão utópico assim. Ainda quero pesquisar mais alguma coisa sobre isso.
Sabemos que o nosso país tem grande quantidade de recursos naturais, e sabemos também que nosso país exporta laranja pra outros países, enquanto nós brasileiros temos que usar o ''pózinho'' pra fazer suco. O brasil gosta de se exibir para outras nações, ignorando seu próprio povo.
Com a aplicação do socialismo, nosso país cortaria essa relação com o exterior e os nossos recursos, deixariam de ser explorados por outros países. Temos recursos o suficiente pra nós nos desenvolvermos, junto com uma boa educação. Obviamente, com o socialismo, o poder se concentraria completamente no governo. Nesse ponto, entra o lado utópico da coisa; o que seria uma ''Caça aos Corruptos'' por parte do grupo revolucionário.
O fato do Brasil ser um país grande, é mais complexa a sua administração. Porém, vemos nos EUA as divisões dos estados. Existem alguns estados que tem a pena de morte e outros que não tem. É como se cada estado fosse um país, facilita bastante a administração e poderia ser implantado no Brasil. Logicamente, um estado ajudando o outro, pois um estado tem algo que o outro não tem.
É lógico que esse plano deve ter erros que somente um especialista no assunto consegue notar; é por isso que ela poderá sofrer algumas reformas com o passar dos tempos, ou poderá surgir outras idéias.
Eidi Gustavo
Nenhum comentário:
Postar um comentário