sábado, 5 de janeiro de 2013

Diálogos solitários

Estou aqui pra compartilhar algo que acontece muito comigo e com algumas pessoas que conheço, creio que deva acontecer com várias outras também. Sei que poucos irão achar isso interessante, afinal não é meu costume postar coisas do tipo, mas tantos as críticas quanto essas bobeiras que posto de vez em quando, fazem parte dos meus pensamentos diários, então postarei. Falar sozinho.


Geralmente, pessoas que pensam muitos sobre as coisas, tendem a adquirir o hábito de falar sozinho (uma teoria minha. Se é verdade ou provado cientificamente, eu não sei). Digo isso pois foi o que aconteceu comigo e até agora acontece. Normalmente, as crianças usam muito sua imaginação nas brincadeiras e acho que acontece o mesmo. Conheço pessoas que dizem ter amigos imaginários! Bem... muitas vezes eu simulava discussões com alguém quando pensava muitos em certos assuntos.

Acho bem divertida essa coisa de amigo imaginário. A ideia de um amigo que surgiu através da sua própria imaginação, realmente é interessante. Pelo menos não ficarei chorando por aí por não ter alguém pra desabafar. De qualquer modo, acredito que mesmo conversando com um amigo imaginário, estaremos conversando com nós mesmo, pois esse amigo faz parte de nossa imaginação e está em nossas cabeças de qualquer modo. Mas não deixa de ser legal.


Acredito que isso tenha começado quando eu ficava muito sozinho. Eram tantos pensamento passando pela minha cabeça, que comecei a andar de um lado pro outro em lugares isolados e escuros aqui de casa. Com o passar dos tempos, meus pais começaram a se acostumar com isso.Várias vezes quando ando na rua, começo a pensar e a falar sozinho, as pessoas olham pra mim de maneira estranha por causa disso. Só depois que eu me lembro que isso é normal pra mim, mas não pra eles.

Começo a pensar sobre tudo o que eu vejo por aí e começo a criar minhas próprias fantasias encima daquilo. É o resultado da pessoa não ter o que fazer. Porém existe o lado positivo que é o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, dependendo daquilo que a pessoa pensa.

Vi em uma pesquisa, onde dizia que falar sozinho é bom pois deixa a pessoa mais inteligente. Em um estudo, foi provado através de uma dinâmica que falar sozinho estimula o lado cognitivo de cérebro. Além disso, uma outra pesquisa mostrou que crianças que falavam sozinhas na sala de aula, tinham uma concentração melhor, pois quem fala sozinho, normalmente procura sempre se concentrar naquilo.


Isso me deixou muito feliz, pois tenho a oportunidade de me tornar inteligente e ter uma boa concentração mesmo estando sozinho.

De certa forma, dialogar solitariamente afiou extremamente meu senso crítico, fazendo eu chegar a algumas pontos ou conclusões que me fizeram pensar sobre aquilo. De certa forma, me ajudou a organizar algumas coisas na minha cabeça, mas também bagunçou muitas e até agora estão desarrumadas.

Mesmo depois de muito conhecimento absorvido, a tendência é a bagunça piorar. Com isso, mais pensamentos e reflexões virão, perguntas começarão a ser feitos pra si mesmo e um novo diálogo começará. Os dias vão passando e mais sábios nos tornamos.


Eidi Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário